Cancelada – Palestra “Perspectivas e Tendências da Pós-Graduação Brasileira nas áreas de Engenharia Elétrica e Engenharia Biomédica”

03/10/2017 10:00

Prezados alunos e servidores, como forma de homenagear o reitor Luiz Carlos Cancellier foi decretado luto oficial por três dias, sendo que todas as atividades acadêmicas e administrativas da UFSC foram suspensas. Assim a palestra do prof. Murilo está cancelada.

O mestrado em Engenharia de Sistemas Eletrônicos (PPGESE) do Campus Joinville promove a palestra:

"Perspectivas e Tendências da Pós-Graduação Brasileira nas áreas de Engenharia Elétrica e Engenharia Biomédica"

A palestra abordará o panorama e perspectivas da pós-graduação nacional na área de Engenharia Elétrica e Engenharia Biomédica, denominada Engenharias IV na nomenclatura da Capes. Será discutido o cenário brasileiro frente ao contexto internacional e serão apresentadas as principais tendências de pesquisa em cada uma das suas sub-áreas.

Prof. Murilo Araújo Romero USP São Carlos -  Coordenador da área de Engenharias IV (Engenharia Elétrica e Engenharia Biomédica) - Capes

Dia 05 de outubro de 2017 – 14h30 Bloco E – Sala E211 – Campus Joinville  Cancelada

Resumo do currículo do Prof. Murilo.

Concluiu graduação em Engenharia Elétrica, ênfase em Telecomunicações, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Engenharia Elétrica - área de concentração Eletromagnetismo Aplicado - pelo CETUC-PUC/RJ (1991) e doutorado em Engenharia Elétrica - área de concentração Eletrofísica - pela Drexel University, Filadélfia, EUA (1995). Desde então é docente na Universidade de São Paulo. Nesta instituição, atuando na Escola de Engenharia de São Carlos - EESC/USP - foi promovido em 2001 ao cargo de Professor Associado, após obtenção do título de livre-docente. Suas atividades em pesquisa em Engenharia Elétrica e Telecomunicações concentram-se em Comunicações Ópticas, Fotônica, Dispositivos Semicondutores e Engenharia de Microondas (com ênfase na área de interface conhecida como fotônica de microondas). Murilo A Romero já exerceu também diversas outras funções relevantes em entidades de C&T nacionais e internacionais. Murilo A. Romero é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq desde 1997 e atualmente está classificado no nível 1-B. Mais recentemente, a partir de agosto de 2014, por designação da presidência da Capes, passou a atuar como coordenador da área de Engenharias IV (Engenharia Elétrica e Engenharia Biomédica) nesta agência governamental, na qual é também membro titular do Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES). Em 2015, recebeu a medalha de mérito acadêmico Attílio J. Giarola, outorgada pela SBMO.

Murilo Araujo Romero (Foto: Haydée Vieira - CCs/Capes)