Matrícula

Primeira matrícula de alunos regulares

A primeira matrícula é feita conforme orientações enviadas ao aluno ingressante via e-mail informado no cadastro para o processo seletivo. O tutorial de matrícula no CAPG está neste link. O prazo para a matrícula segue o Calendário Acadêmico, que é junto com os demais alunos regulares.

Em caso de dúvida, o aluno ingressante deverá entrar em contato com a secretaria do programa presencialmente ou através do e-mail ppgese@contato.ufsc.br.

Renovação de matrícula

A rematrícula deve ser feita trimestralmente (de acordo com o período do calendário), de forma online, através do CAPG. Para instruções, clique aqui.

Observações:

  • Atenção para não realizar a matrícula em disciplinas com mesmo código das disciplinas já cursadas, apenas em casos nos quais realmente queira refazer a disciplina. Em caso de dúvida, favor entrar em contato com a secretaria antes de solicitar a matrícula.
  • Alunos que já tenham concluído todos os créditos em disciplinas e/ou que estejam em situação de prorrogação devem efetuar a matrícula em Dissertação, para que não fiquem sem matrícula no trimestre. Os 6 créditos atribuídos à dissertação serão contabilizados pelo sistema apenas ao final do curso, com o registro da realização da defesa.
  • Disciplinas ofertadas no trimestre: https://ppgese.joinville.ufsc.br/horario/
  • Calendário acadêmico: https://ppgese.joinville.ufsc.br/calendario/
  • A disciplina ESTÁGIO DE DOCÊNCIA (para bolsistas CAPES) não está disponível no rol de disciplinas quando o discente efetua seu pedido. Quem deseja se matricular nessa disciplina deve elaborar um plano de trabalho para o estágio de docência (modelo disponível aqui) e enviá-lo ao e-mail do programa (ppgese@contato.ufsc.br) dentro do prazo estipulado no calendário acadêmico para que seja efetuada a matrícula. Antes de iniciar o preenchimento do requerimento de estágio de docência, solicitamos a leitura atenta das instruções sobre o funcionamento em https://ppgese.joinville.ufsc.br/estagio-de-docencia/.

ATENÇÃO! Se você não for fazer nenhuma disciplina regular, ainda assim precisa se matricular em Dissertação, para cumprir o que estabelece o Art. 55, inciso I da Resolução Normativa nº 154/2021/CUn, de 4 de outubro de 2021:

Art. 55. O estudante terá sua matrícula automaticamente cancelada e será desligado do programa de pós-graduação nas seguintes situações:
I – quando deixar de matricular-se por dois períodos consecutivos, sem estar em regime de trancamento;
II – caso seja reprovado em duas disciplinas;
III – se for reprovado no exame de dissertação ou tese; ou
IV – quando esgotar o prazo máximo para a conclusão do curso.
Parágrafo único. Será dado direito de defesa, de até 15 (quinze) dias úteis, para as situações definidas no caput, contados da ciência da notificação oficial.
Quaisquer dúvidas, entre em contato com a secretaria do programa.

Ajuste de matrícula

No período estipulado no Calendário Acadêmico, o aluno poderá solicitar o cancelamento de matrícula em uma ou mais disciplinas que não desejar mais cursar no trimestre. Caso o aluno cancele todas as disciplinas em que se matriculou, a secretaria fará sua matrícula em Dissertação, para que o aluno não fique sem matrícula no trimestre.